Criar um Site Grátis Fantástico
EMPREENDEDORES INVESTEM EM MERCADINHOS DE BAIRRO.
EMPREENDEDORES INVESTEM EM MERCADINHOS DE BAIRRO.

Empreendedores do Grande Recife investem em mercadinhos de bairro Crescimento do setor foi de 8,5% em apenas um ano, segundo o Sebrae.

Na Região Metropolitana do Recife, investimento no negócio aumentou.

Os mercadinhos que atendem a comunidades de bairro, estão em crescimento em todo o País. De acordo com o Serviço de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae), os estabelecimentos formam um segmento em expansão no Brasil e, em 2010, cresceram 8,5% em relação a 2009. Na Região Metropolitana do Recife, muitos empreendedores estão investindo nesse tipo de negócio.

Um mercadinho no bairro de Sucupira, emJaboatão dos Guararapes, foi aberto há pouco mais de um ano e não demorou muito para cair no gosto da freguesia. Nas prateleiras, os clientes encontram variedade bem perto de casa. “Antes a gente tinha que se deslocar para Cavaleiro para fazer as compras. Aqui só tinham umas mercearias e a gente não encontra tudo o que precisava. Mas aqui no mercadinho você encontra de tudo”, disse a cozinheira Selma da Silva. A dona de casa Antônia dos Prazeres da Silva também aprova a abertura dos novos mercadinhos. “Melhor do que ir pra longe e, às vezes, você não tá com dinheiro para pagar o táxi e voltar para casa”, comentou.

Proprietário de mercadinho em sociedade com um irmão, José Mário, contou que este é o segundo mercadinho deles. O primeiro foi aberto há quatro anos. Mário afirma que o segredo para crescer no setor é “atender bem ao cliente, no dia a dia, porque todo dia ele está na loja e ter mercadorias diferenciadas, oferecendo variedade, o diferencial é esse”.

No bairro do Bongi, na Zona Oeste do Recife, o ex-bancário Eduardo Arruda abriu um mercadinho em um pequeno espaço em dezembro do ano passado. Os clientes já aprovaram a novidade, como afirma a aposentada Maria de Lima. “Toda hora que preciso venho aqui. Eu moro só e não tenho com quem contar para trazer a feira”, disse.

O analista de orientação empresarial Valdir Cavalcanti diz o que é mais importante na hora de abrir um mercadinho de bairro. “A primeira orientação é o planejamento, pois algumas pessoas iniciam esse tipo de atividade sem planejar, o que é um problema muito sério. E, sem seguida, orienta para o controle no estoque, nas compras, o controle financeiro, que não pode misturar as despesas pessoais com as do estabelecimento. Tudo isso vai fazer com que a pessoa melhore os resultados”, finalizou.

Translate this Page

Rating: 3.0/5 (81 votos)




ONLINE
2





Partilhe esta Página



  JPG Camera 120x240

 




Total de visitas: 10311