EMPREENDEDORES INVESTEM EM MERCADINHOS DE BAIRRO.
EMPREENDEDORES INVESTEM EM MERCADINHOS DE BAIRRO.
Empreendedores do Grande Recife investem em mercadinhos de bairro Crescimento do setor foi de 8,5% em apenas um ano, segundo o Sebrae.
Na Região Metropolitana do Recife, investimento no negócio aumentou.
Os mercadinhos que atendem a comunidades de bairro, estão em crescimento em todo o País. De acordo com o Serviço de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae), os estabelecimentos formam um segmento em expansão no Brasil e, em 2010, cresceram 8,5% em relação a 2009. Na Região Metropolitana do Recife, muitos empreendedores estão investindo nesse tipo de negócio.
Um mercadinho no bairro de Sucupira, emJaboatão dos Guararapes, foi aberto há pouco mais de um ano e não demorou muito para cair no gosto da freguesia. Nas prateleiras, os clientes encontram variedade bem perto de casa. “Antes a gente tinha que se deslocar para Cavaleiro para fazer as compras. Aqui só tinham umas mercearias e a gente não encontra tudo o que precisava. Mas aqui no mercadinho você encontra de tudo”, disse a cozinheira Selma da Silva. A dona de casa Antônia dos Prazeres da Silva também aprova a abertura dos novos mercadinhos. “Melhor do que ir pra longe e, às vezes, você não tá com dinheiro para pagar o táxi e voltar para casa”, comentou.
Proprietário de mercadinho em sociedade com um irmão, José Mário, contou que este é o segundo mercadinho deles. O primeiro foi aberto há quatro anos. Mário afirma que o segredo para crescer no setor é “atender bem ao cliente, no dia a dia, porque todo dia ele está na loja e ter mercadorias diferenciadas, oferecendo variedade, o diferencial é esse”.
No bairro do Bongi, na Zona Oeste do Recife, o ex-bancário Eduardo Arruda abriu um mercadinho em um pequeno espaço em dezembro do ano passado. Os clientes já aprovaram a novidade, como afirma a aposentada Maria de Lima. “Toda hora que preciso venho aqui. Eu moro só e não tenho com quem contar para trazer a feira”, disse.
O analista de orientação empresarial Valdir Cavalcanti diz o que é mais importante na hora de abrir um mercadinho de bairro. “A primeira orientação é o planejamento, pois algumas pessoas iniciam esse tipo de atividade sem planejar, o que é um problema muito sério. E, sem seguida, orienta para o controle no estoque, nas compras, o controle financeiro, que não pode misturar as despesas pessoais com as do estabelecimento. Tudo isso vai fazer com que a pessoa melhore os resultados”, finalizou.