livros que recomento
livros que recomento

    Como alavancar a inovação na sua empresa.

 Inovar se tornou prioridade para competir. A grande questão é como       transformar as organizações para que cresçam continuamente por meio de  um fluxo de novos produtos, processos e modelos de negócio.

Algumas empresas se tornaram potentes “máquinas de inovação” porque ergueram uma cultura especial, cultivando princípios e valores obrigatórios para produzir uma performance diferenciada.

A 3M e outras grandes companhias inovadoras, como Agência Inova Unicamp, Fiat, GE, Google, Grupo Pão de Açúcar, IBM, Natura e Petrobras, ilustrarão, neste livro, os principais fatores de um vigoroso sistema de inovação, estabelecendo um roteiro adequado para guiar esta mudança. Uma rica experiência que mostrará o poder da inovação.

“O sucesso da 3M é baseado no excelente trabalho em equipe de pessoas que entendem de mercado, desenvolvem ciência, combinam tecnologias e provêm soluções para que nossos clientes sejam mais produtivos e tenham uma vida melhor.”
José Varela, presidente da 3M do Brasil

Sobre o autor: Luiz Serafim é head de marketing corporativo da 3M do Brasil.
 

Ficha:

O poder da inovação - Como alavancar a inovação na sua empresa

Autor: Luiz Serafim

__________________________________________________________________


     O Espírito do líder, lidando com a incerteza permanente.

     Como um líder pode motivar e inspirar outras pessoas se todo o tempo ele está sendo lançado de um lado para outro pelos ventos do furacão? Como mudar os paradigmas atuais em busca de relações de trabalho mais voltadas para o bem de todos? Os três volumes da série O Espírito do Líder têm como objetivo ajudar na formação de um novo profissional. Neste segundo volume, o consultor internacional Ken O’Donnell aborda quatro competências: “Confiança”, “Respeito”, “Diálogo” e “Lidar com mudanças”. Estes temas são essenciais na jornada de questionamentos e reflexões para que surja na alma de cada um o líder sábio, com o verdadeiro espírito para conduzir negócios e pessoas.

Segundo O’Donnell é necessário fazer a diferenciação do antigo papel do líder com o novo, quebrando antigos paradigmas que permeavam a relação do líder com sua equipe. Antes, o líder era o grande centro da equipe e mantinha uma relação “fria”, quase militar, com seus integrantes. Hoje, o líder é um membro participativo da equipe. Ele não apenas delega, como antigamente, mas contribui ativamente para o desenvolvimento e cumprimento das tarefas dadas a ele e sua equipe. O que antes era centrado no “eu” do líder, agora é descentralizado no “nós” da equipe. No entanto, para que este cenário ideal ocorra são necessários alguns valores básicos para que se construa uma relação real e de contribuição mútua entre o líder e sua equipe.

Confiança
Para o autor, um dos primeiros passos para o bom desenvolvimento da relação líder/equipe é a confiança. O’Donnell afirma que a confiança é uma atitude mental construída a partir de nossas crenças e percepções sobre as pessoas que estão ao nosso redor. Se houver pouca ou nenhuma confiança, as tarefas serão parcialmente ou indevidamente delegadas e provavelmente não serão bem-sucedidas. O bom líder não é apenas o que confia em sua equipe, mas o que fomenta a autoconfiança de seus integrantes. O autor apresenta ainda dez passos para delegar de forma que reforce a confiança da equipe.

Respeito
Outro valor importante que todo o líder deve ter é o respeito. Para isso, O’Donnell afirma que é necessário primeiramente ter autorrespeito. Antes de tudo, é preciso reconhecer nosso real valor, o que nos torna únicos e especiais. Com isso, certamente seremos capazes de enxergar além das aparências e ressoar com isso. Ou seja, tanto quanto somos capazes de nos conhecermos e respeitarmos este conhecimento, seremos capazes de dar o verdadeiro respeito aos outros. Dessa forma, o verdadeiro respeito que o líder oferecer à sua equipe será devolvido a ele, criando uma atmosfera positiva nas relações de trabalho.

Diálogo
Cada vez mais a liderança e a capacidade de dialogar são inseparáveis. A complexidade crescente mostra que opiniões unilaterais são absolutamente insuficientes para apreciar as situações e as pessoas nelas envolvidas. “Diálogo”, em seu significado grego, quer dizer “fluxo de significados”. Assim sendo, a idéia do diálogo é construir significados e, com isso, soluções. Não é, como muitos pensam, um intercâmbio diplomático ou “fazer um acordo”. É uma busca genuína de soluções, uma conversa de ideias e expectativas. Este componente anda lado a lado com a confiança e o respeito para que seja criada uma boa relação entre líder e equipe, a fim de que trabalhem para o bem de todos.

Lidar com mudanças
No mundo atual, até a própria natureza das mudanças está mudando. Elas podem ocorrer em um piscar de olhos. Uma economia pode cair, um ato terrorista pode levar a uma guerra, uma catástrofe natural pode mudar completamente a realidade de toda uma nação. No universo corporativo o cenário não é diferente. Dessa forma, temos duas opções: aceitar a mudança como uma oportunidade, ou rejeitá-la como um perigo inconveniente. O desafio para o líder é traduzir e explicar as mudanças para sua equipe. Com isso, ele procura manter a calma e tomar decisões rápidas enquanto se enfrentam as turbulências de uma transformação.

Sobre o autor:
Ken O’Donnell é australiano radicado no Brasil e autor de 12 livros sobre desenvolvimento pessoal e organizacional publicados em 9 idiomas. Como consultor internacional trabalhou com algumas das maiores empresas nos cinco continentes, bem como com muitas repartições municipais, estaduais e federais em diversos países. É diretor para a América do Sul da Organização Brahma Kumaris (https://www.bkumaris.org.br), que trabalha na área de desenvolvimento do ser humano, e é presidente do Instituto Vivendo Valores no Brasil. https://kenodonnell.net/portugues.htm

___________________________________________________________________

 

         Como saber se um negócio é bom.

     A maioria das pessoas já pensou em ter seu próprio negócio, seja qual for o motivo, por sonho ou necessidade, e todas se deparam com a mesma pergunta: este negócio é bom? O livro Como saber se um negócio é bom tem como principal objetivo responder essa questão.

O livro é um guia prático que mostra como se examina um negócio. Ensina a calcular o valor de uma empresa sob cinco métodos de avaliação. Demonstra a análise de questões financeiras, sem deixar de lado assuntos de ordem estratégica e operacional. Ajuda a desenvolver um diagnóstico de uma empresa em funcionamento, para quem pretende expandi-la ou vendê-la.

Como saber se um negócio é bom apresenta fórmulas, testes, cálculos e métodos de trabalho. Com uma metodologia de análise de negócios acessível e simplificada, oferece ao leitor conhecimento do que fazer, como fazer e que respostas ele precisa obter para empreender com segurança.

Sobre o autor: Paulo Strelczuk - Administrador de empresas, graduado pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Consultor empresarial da Stelzuk – Consultoria, Assessoria e Representações Ltda. Atua desde 1995 nas seguintes especialidades: análise de empresas nas questões econômico-financeiras, posicionamento estratégico, modelos de gestão e processos operacionais; redesenho e implantação de processos de negócios via recursos de Business Process Management (BPM); implantação de sistemas Enterprise Resource Planning (ERP). Atuou como executivo em empresas do segmento industrial de grande porte e, atualmente, a par de suas atividades de consultoria, atua como investidor e gestor de negócios.

Ano: 2011

___________________________________________________________________

“A Nova Geração de Empreendedores”

Dividido em cinco capítulos, o livro fala sobre o cotidiano dos empreendedores e explora vários assuntos, desde a concepção de uma ideia até as principais dificuldades enfrentadas pelas pequenas empresas.

“A Nova Geração de Empreendedores: Guia para a Elaboração de um Plano de Negócios”, de Fernando César Lenzi

 

_______________________________________________________________________________________________________________

 

“Empreendedorismo Inovador”

Este título é focado na criação de startups e traz uma série de artigos de vários especialistas no assunto. Entre os temas, há informações sobre sócios, empreendedorismo, modelo de negócios, inovação e networking.

“Empreendedorismo Inovador: Como Criar Startups de Tecnologia no Brasil”, organizado por Nei Grando

________________________________________________________________________________________________________________

 

“As Cartas de Tsuji”

Neste romance, o pesquisador João decide abrir uma empresa, mas não sabe bem por onde começar. Ele passa a receber cartas de seu mentor Tsuji Sensei e cada uma traz dicas sobre como é abrir e tocar um negócio. Entre os temas abordados estão plano de negócios, pesquisa e empreendedorismo.

“As Cartas de Tsuji: A História de um Pesquisador e seus Alunos Criando uma Empresa de Base Tecnológica”, de Rochel Monteiro Lago, Lilian Barros Pereira Campos e Euler Santos.

_______________________________________________________________________________________________________________

 

“Business Model Generation”

Com uma linguagem fácil e design diferenciado, este livro é um clássico quando o assunto é modelos de negócios. O título traz dicas e ferramentas para que os empreendedores entendam e coloquem em prática um modelo inovador.

“Business Model Generation: Inovação em Modelos de Negócios”, de Alexander Osterwalder.

________________________________________________________________________________________________________________

“As Campeãs Ocultas”

Esta obra traz histórias de empresas que conseguiram se consolidar em seus mercados e aborda, ainda, as estratégias fundamentais para isso. Para o autor, os empresários precisam conhecer seus pontos fortes para crescerem.

“As Campeãs Ocultas: Estratégias de Pequenas e Médias Empresas que Conquistaram o Mundo”, de Hermann Simon.

 

Translate this Page

Rating: 3.0/5 (81 votos)




ONLINE
1





Partilhe esta Página



  JPG Camera 120x240

 




Total de visitas: 10310